O RISSOL

Friday, June 16, 2006

After Life (Wandâfuru raifu) - 1998


After Life, é um filme com uma pergunta, uma casa, espaço indefinido, um grupo de entrevistadores, e pessoas, de diferentes idades, todas com um ponto em comum, estão mortas. Assim, entre o céu e a terra. Uma pergunta, três dias para encontrarem a resposta. Qual a mais bela memória da tua vida? sim. Se o céu é uma só memória retirada da tua vida qual seria a tua escolha?. O paraíso, como se dum Haiku se tratasse? Resumo da vida a um só momento? Mas não é na sua forma mínima, o haiku, um espaço de opacidade? Como diz Barthes"...O Haiku é[...] o devir essencial, musical, do fragmento."
Realizado por Kore-eda Hirokazu, um nome já com algumas pérolas no activo, que constrói um cinema humano, de uma, por vezes, rara sensibilidade literária, apresenta-nos uma provocadora visão do estereótipo "céu-inferno". Mais um mágico do cinema nipónico, que urge descobrir.
After Life delicia-nos com o comovente, por vezes tragicocómico retrato de um grupo de personagens, nas suas múltiplas posições, escolhas e dúvidas, na demanda da sua mais marcante memória. Filmado com mestria, (Yamazaki Yutaka, o cameraman é "culpado") uma mise en scène de rarefação em estado de graça (um estilo próximo do documental), e fotografia de espessura transitória, After Life mostra-nos nesta fábula de interrogações, que a busca desse "maior" momento, não é o que mais importa, mas o que essa mesma procura despoleta: o percurso pelas nossas memórias, a consciência do seu papel como pilar da identidade do indivíduo. Heaven can wait?.
(venda pela Amazon, existindo diversas alternativas)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home